Ter um jardim em casa é contar com um espaço para renovar as energias e embelezar o ambiente a sua volta. Ele pode ser montado no quintal, na frente da propriedade, em algum cantinho dentro da residência e até mesmo nos muros. Possibilidades é que não faltam para que você possa contemplar as flores, folhagens e demais plantas.
Os projetos paisagísticos atuais geralmente incluem pedras naturais na composição. Elas podem ter vários formatos e tamanhos, além de atender a objetivos específicos. Algumas ajudam a delimitar espaços, outras a montar caminhos para transitar entre as plantas e outras ainda ajudam a reduzir os gramados, facilitando a manutenção do local.
As pedras portuguesas, que são normalmente vistas em pisos, calçadas e revestimentos de paredes, também podem figurar dentre as pedras de jardim. Com elas, as aplicações são diversas e vale lembrar que existem inúmeras cores que conferem ainda mais criatividade para o jardim.
Se você se interessou e deseja decorar seu jardim com pedra portuguesa, veio ao lugar certo. Aqui encontrará dicas incríveis de como utilizá-las em espaços naturais. Olhe só!
8 ideias de jardim com pedra portuguesa para você se inspirar
1. Somente plantas e pedras
Neste jardim, vemos apenas dois elementos: plantas e pedra naturais bicolores. É um projeto simples, mas cheio de estilo e muito fácil de manter. Nada de grama para cortar nem de manchas causadas por respingos da água da chuva na terra. Assim não tem desculpa de que é difícil de manter um jardim, não é mesmo?
Essa técnica de jardim com pedra portuguesa pode ser aplicada tanto em ambientes internos como externos. Ela é minimalista e combina com qualquer tipo de decoração, desde as modernas até as retrôs.
2. Integração com a entrada da casa
As calçadas da entrada da sua casa, quando feitas com petit-pavé, ficam uma graça. O ar bucólico do jardim com pedra portuguesa no caminho entre as plantas é um grande diferencial, principalmente com essa combinação de cores mais românticas. Quem não se sentiria acolhido ao se deparar com uma recepção como essa?
3. Pequenos detalhes que fazem a diferença
Fuja do convencional cascalho branco, que é muito pequeno e se espalha com facilidade nos arredores na primeira chuvarada. Olhe só como um pequeno detalhe no jardim com pedra portuguesa é capaz de chamar a atenção.
4. Jardim interno (ou de inverno)
O jardim com pedra portuguesa nas paredes revela a rusticidade do ambiente, impedindo que paredões sem vida tirem o brilho das plantas. Seja nos muros de jardins externos ou no revestimento de jardins internos, a adição do mosaico não passa fodespercebida.
5. Cantinho dos sonhos
A calçada com pedra portuguesa no jardim se integra muito bem tanto com as plantas como com a disposição de móveis rústicos. Tirar alguns minutos para se aconchegar em um cantinho como esses renova as energias de qualquer pessoa.
6. Mosaicos multicoloridos
Quer algo mais ousado? Então use e abuse da criatividade para fazer mosaicos no seu jardim com pedras portuguesas de diversas cores. Combinadas, elas podem formar desenhos e padrões únicos, enchendo o espaço de personalidade e estilo.
7. Jardim vertical
Para quem tem pouco espaço ou precisa do máximo possível de praticidade para manter o jardim, uma boa ideia é investir em versões verticais ou suspensas. Nessa combinação, os muros e as floreiras em pedra portuguesa deixam o espaço requintado e bem integrado com a natureza.
8. Todos os caminhos levam ao jardim
Se o seu jardim é maior e carros vão circular pelo local, nada melhor que incluir pedras portuguesas como revestimento da via. Assim, a rusticidade e ornamentação promovidas pelo material garantem beleza e também a segurança de que não ocorrerão derrapagens quando o piso estiver molhado.
Viu só? Montar um jardim com pedra portuguesa é muito mais simples do que muitos imaginam. Qual foi a ideia que você mais gostou? Conte para nós na área dos comentários ou deixe mais sugestões!